top of page

SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Misterioso retrato descoberto por baixo de pintura de Degas


À esquerda, a pintura de 1876. À direita, o retrato escondido durante 140 anos.

Por baixo de uma pintura do impressionista francês Edgar Degas de 1876 foi descoberta uma outra obra de arte do pintor. A identidade da retratada ainda não está determinada, havendo apenas suspeitas.


A cara de uma jovem rapariga apareceu quando cientistas australianos examinavam o quadro "Retrato de mulher", pintado em 1876, com a técnica fluorescência de raios X.


Os especialistas já suspeitavam que algo se encontrava por baixo da pintura, uma vez que o desgaste que o tempo provocou nos óleos deixava já perceber uma estranha mancha na cara da retratada.


Os raios X convencionais mostraram o esboço de uma pintura anterior, mas nada mais se podia fazer sem danificar o quadro. Com o aparelho Australian Synchrotron, um acelerador que gera raios X mais poderosos, os especialistas conseguiram espreitar para o que estava por baixo.


Raios X mostram um esboço por baixo da pintura.


O aparelho detetou elementos metálicos nos pigmentos que Degas utilizou na primeira pintura, o que permitiu aos especialistas fazer uma reconstituição da imagem: o retrato de uma jovem com cabelo castanho-avermelhado, inacabado e que mostra que o artista tentou refazer várias vezes as feições.


Suspeita-se que a mulher retratada é uma modelo francesa Emma Dobigny, várias vezes pintada por Degas. Os curadores da National Gallery Victoria, onde o quadro está em exibição, prosseguem a investigação, mas a pintura escondida permanecerá oculta.


"Respeitamos a escolha de Degas e honramos a sua composição final", garantiu à BBC o responsável pela conservação e restauro da National Gallery Victoria, Michael Varcoe-Cocks

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO
bottom of page