SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Exposição de Paris retrata o 'ano das maravilhas' de Picasso

Algumas das maiores obras de Pablo Picasso estarão expostas a partir deste mês em Paris, graças a uma exibição que retrata um ano crucial no qual ele se firmou como um colosso da arte do século 20.


O Sonho

"Picasso 1932: Ano Erótico" registra a criatividade prolífica do artista espanhol ao longo destes 12 meses, ao qual o mundo artístico se refere como o "ano das maravilhas".


Picasso produziu mais de 300 obras de arte em 1932, e a exibição no Museu Picasso de Paris mostra 100 delas. Entre elas está a obra prima "O Sonho" – um retrato altamente erótico de Marie-Therèse Walter, amante do artista à época, adormecida.


Outro destaque é "Garota Diante do Espelho", também protagonizada por Marie-Therèse.


Garota Diante do Espelho

"Chamamos 1932 de o ano erótico porque Picasso usou o erotismo como uma força impulsora de sua pintura", explicou a curadora da mostra, Virginie Perdrisot, à Reuters.


"Estas obras, principalmente as pinturas, estão carregadas de um poder fortemente erótico e sexual, e é por meio deste poder erótico que Picasso produziu obras de arte ainda mais fortes e expressivas".


Muitos dos trabalhos em exposição foram emprestados de coleções particulares de museus do exterior – a "Garota Diante do Espelho" raramente sai do Museu de Arte Moderna de Nova York.


Picasso é amplamente considerado um dos artistas mais influentes do século 20, e 1932 também testemunhou duas grandes exibições de seu trabalho, uma em Paris e outra em Zurique.


(Por Mark Hanrahan em Londres)

#Picasso

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO