SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Carlos Drummond de Andrade integra grupo de escritores da segunda geração modernista


Nascido em 1902 e falecido em 1987, o escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade é um dos principais expoentes da literatura nacional na segunda geração do Modernismo, com Cecília Meireles e Vinicius de Moraes. “Naquele momento, a linguagem modernista já tinha sido estabelecida e essa poesia é, em sua totalidade, filosófica neossimbolista”, explica a professora de literatura Flávia Suassuna na aula do Projeto Educação.


“Isso significa que o escritor produz sua obra pensando sobre questões humanas, sobre o homem e suas características. É uma poesia muito bonita e está entre as melhores do Brasil”, complementa a professora ainda se referindo aos temas humanistas abordados pelos autores.



De acordo com Flávia Suassuna, a poesia de Drummond é dividida em fases. A primeira delas ocorre entre os 38 e 48 anos de idade do poeta. “Drummond estava entre as duas guerras mundiais e vemos o escritor muito comprometido com elaborações da primeira fase (do Modernismo)”, destaca a docente.


Poemas com erros de português e repetições enfáticas, como “No meio do caminho, havia uma pedra / Havia uma pedra no meio do caminho", eram comuns na primeira fase de Drummond, caracterizada, ainda, por uma poesia irônica e curta.

#CarlosDrummonddeAndrade

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO