SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

MoMA anuncia sua primeira grande exposição de Tarsila do Amaral


Abapuru, Tarsila do Amaral, 1928

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) anunciou hoje sua primeira grande exposição de Tarsila do Amaral, prevista para abrir no dia 11 de fevereiro de 2018. Reunindo cerca de 130 obras, a retrospectiva vai traçar um panorama da produção da pintora brasileira desde as primeiras obras criadas em Paris, passando pelas obras seminais do modernismo pintadas no Brasil, até as obras em grande escala de cunho social do final dos anos 1930.


Com pinturas, desenhos, cadernos e fotografias vindas de coleções nos Estados Unidos, América Latina e Europa, a restrospectiva "Tarsila do Amaral: inventing Modern Art in Brazil" ("Inventando a Arte Moderna no Brasil") vai contar com a primeira obra da brasileira adquirida pelo museu, "Estudo de composição (Figura só)", exibida junto à tela "Figura só", de 1930.

Estudo de composição (Figura só), Tarsila do Amaral, 1930

A mostra também vai exibir “Abaporu”, de 1928, considerada a pintura brasileira mais valiosa do mundo, que integra o acervo do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), junto a outras obras icônicas do modernismo: “A Negra” (1923) e “Antropofagia” (1929). As três telas foram exibidas juntas pela última vez nos EUA em 1993, no próprio MoMA, na exposição "Latin american artists of the twentieth century" (Artistas latino-americanos do século XX").


Antes de chegar a Nova York, a mostra será exibida no Chicago Art Institute, entre 8 de outubro e 7 de janeiro de 2018. Esta é a terceira grande mostra de um artista brasileiro em Nova York em menos de um ano, depois da retrospectiva de Lygia Pape no Met Breuer (21/3 a 23/7) a da recém-inaugurada mostra de Hélio Oiticica no Whitney Museum of American Art (14/7 a 1/10).

#TarsiladoAmaral #MoMA

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO