SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Conheça 5 pintores da arte moderna e contemporânea

Surrealismo, expressionismo, cubismo... depois de séculos apreciando obras clássicas, a sociedade pós-Revolução Industrial se viu com novas tecnologias como a fotografia e o cinema, e nas artes plásticas as formas abstratas ganharam espaço. São tantos os movimentos surgidos nos períodos de arte moderna, contemporânea e pós-contemporânea, que é possível se confundir com algumas das características.


Para minimizar essa confusão, conheça alguns dos artistas que se destacam em seus cenários:


Kandinsky (1866-1944)

O russo Wassily Kandinsky é um dos responsáveis pela inserção da abstração nas artes visuais. Suas obras tinham direta influência da música clássica, especialmente o compositor Arnold Schönberg, com quem manteve correspondência entre 1911 e 1914.


Obra Composition No 4, 1911, de Kandinsky. Imagem: Kandinsky/Reprodução

O artista foi professor na Bauhaus, cultuada escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. Além das pinturas, Kandinsky também fez poemas abstratos, que fazem referência a cores e linhas.


Pablo Picasso (1881-1973)

O espanol Pablo Ruiz Picasso é um dos pintores mais conhecidos no mundo e se detacou por fundar o Cubismo, ao lado de Georges Braque. Uma de suas pinturas mais famosas é o mural feito como crítica ao bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. Atualmente, a obra está em exposição permanente no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madri.


Mural Guernica

As suas obras se caracterizam por descontruir visualmente a realidade que retratava, dando um aspecto geométrico às imagens. Ele abriu espaço para a ideia de que o artista pode e deve incorporar novas características ao real, de acordo com seu estilo. Apesar de ser constantemente lembrado por suas pinturas, Picasso também foi escultor, artista gráfico, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo.


Joan Miró (1893-1983)

O artista espanhol se formou em Barcelona e, em Paris, teve contato com tendências modernistas como o fauvismo e o dadaísmo. Após conhecer Picasso e André Breton, fundadores do surrealismo, Miró fez as obras "O Carnaval do Arlequim" e "Maternidade", que dão início a uma linguagem em que símbolos remetem a uma fantasia, opondo-se às profundezas da arte surreal.


Creative Commons - CC BY 3.0 - Muro cerâmico de Joan Miró no Wilhelm-Hack-Museum, na Alemanha Foto: Immanuel Giel/Wikimedia commons

Além de suas pinturas surrealistas, o artista também fez ilustrações, gravuras, murais cerâmicos e esculturas.


Andy Warhol (1928-1987)

Norte-americano descendente de família eslovaca, Andy Warhol se graduou em design pelo Instituto de Tecnologia de Carnegie, atuamente Universidade Carnegie Mellon. Trabalhou como ilustrador de diversas revistas, e na década de 1960 passou a utilizar conceitos da publicidade em suas obras - característica que o alçou para o sucesso.


Marylin Monroe em estilo pop art por Andy Warhol. Foto: Guillermo Castro Duran/Creative Commons

As cores fortes e brilhantes e uso de tints acrílicas foram sua marca. A técnica da serigrafia, da colagem e o uso de materiais descartáveis também eram constantes em sua produção. Warhol também o mentor intelectual da banda de rock The Velvet Undergroun, e teve uma carreira no cinema, participando de filmes entre os anos de 1963 e 1977.


Romero Britto (1963 - )

Apesar de ser brasileiro (nasceu no Recife, Pernambuco, em 1963), Romero Britto foi radicado em Miami, nos Estados Unidos, onde é também embaixador das artes do Estado da Flórida desde 2005. Reconhecido como um artista pop, Britto tem uma carreira controversa: enquanto suas obras são chamadas de "arte da cura" por admiradores, críticos consideram que seu trabalho é uma diluição genérica do estilo pop art. Já produziu quadros para o casal real príncipe William e Kate Middleton.


Seus trabalhos podem ser vistos em diversas partes do mundo, como a área externa da arena O2 World, em Berlim, aeroportos do Brasil, shoppings e locxais públicos da Flórida. suas estampas características também foram encorporadas a diversos produtos como roupas, malas, louças e móveis.

#Kandinsky #Picasso

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO