SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Klimt - Os últimos anos


Com a morte da sua mãe em 1915, também a sua paleta se torna mais sombria, e as paisagens tendem para a monocromia. Em 1916, participa na exposição da Associação de Artistas Austríacos (Bund Österreichischer Kunstler) na Secessão de Berlim com Egon Shiele, Kokoschka e Anton Faistauer.


Klimt morreu a 6 de fevereiro de 1918 de apoplexia, uns meses antes do colapso do Império Austro-Húngaro, e foi enterrado no Cemitério de Hietzing (Viena). Deixou uma série de obras inacabadas, entre elas "Adão e Eva", "O retrato de Johanna Staude" e "A noiva".









Leilões

O Retrato de Gertrud Loew, um óleo pintado em 1902 por Klimt foi vendido por 34,8 milhões de euros em 24 de junho de 2015 em Londres, num leilão da Sotheby’s. Gertrud Loew era a filha de 19 anos de Anton Loew, médico que dirigia um sanatório privado em Viena cujos clientes incluíram o próprio Klimt, além do compositor Gustav Mahler e do filósofo Ludwig Wittgenstein. A pintura tinha sido encomendada no ano anterior ao breve primeiro casamento de Gertrud.


Em 1939, com a invasão da Áustria pelos nazistas e a perseguição aos judeus, Gertrud parte para os Estados Unidos, confiando a pintura de Klimt e outras obras de arte a um amigo. A colecção acabou por ser vendida. Depois da II Guerra Mundial, um filho de Klimt, Gustav Ucicky comprou Retrato de Gertrud Loew. Quando morreu, em 1961, a pintura foi deixada à sua viúva, Ursula, que criou a Fundação Klimt em Viena.


A pintura chegou ao mercado em 2014 a família de Klimt e os herdeiros de Gertrud Loew resolverem uma disputa sobre os direitos de propriedade do quadro. Os dois campos concordaram em dividir o valor obtido no leilão.


Bauerngärten (Paisagem campestre), uma tela de 1907, foi vendida na Sotheby’s de Londres por 56 milhões de euros (48 milhões de libras) em 1 de março de 2017.

O Retrato de Gertrud Loew
O retrato de Johanna Staude

#Klimt

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO