SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

As Meninas de Diego Velázquez


Diego Velázquez (1599 - 1660) foi um pintor espanhol da corte real do Rei Felipe IV. Ele produziu obras com temáticas religiosas no começo da carreira, e depois passou a produzir retratos complexos com temas diversos. Um exemplo dessa segunda fase é a sua obra mais famosa "As Meninas".


A obra é uma das mais analisadas e ricas em detalhes do mundo da arte. Nela é retratado um grande quarto no Real Alcázar de Madrid, onde estão presentes diversos membros da nobreza espanhola, inclusive o rei e a rainha.


Mas o foco do quadro é a criança no centro, que recebe a maior parte da luz e parece estar olhando diretamente para quem admira a pintura. A menina em questão é Margarida Maria Teresa de Habsburgo, que mais tarde se tornaria a Imperatriz Consorte do Sacro Império Romano-Germânico. Vários retratos dela foram pintados ao longo de sua vida, inclusive feitos por Velázquez.


Ao redor dela estão damas de companhia, guardas, outros serviçais e o próprio Velázquez. Ele aparece no canto da obra, pintando algo que fica de costas para o observador. O que ele está pintando é um mistério, mas presume-se que seja um retrato do rei e da rainha, que estariam visíveis no espelho atrás da criança.


Essa hipótese oferece certo enigma para o quadro, já que nele, o observador fica na posição do rei e da rainha, observando o mundo real através dos olhos daqueles com maior poder.

FICHA TÉCNICA - AS MENINAS

Autor: Diego Velázquez Onde ver: Museu do Prado, Madrid Ano: 1656 Técnica: Óleo sobre tela Movimento: Barroco

#Velázquez #MuseudoPrado

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO