top of page

SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Salvador Dalí - Vivendo em Nova York


Em 1940, com a Segunda Guerra Mundial que devastava a Europa, Dalí e Gala fugiram para os Estados Unidos, onde viveram por oito anos. Após a mudança, Dalí regressou ao catolicismo. "Durante esse período," informou Robert e Nicholas Descharnes, "Dalí nunca parou de escrever."


Em 1941, Dalí entregou um roteiro para Jean Gabin, intitulado Moontide (em espanhol, Maré lunar). Em 1942, publicou sua autobiografia, "A Vida Secreta de Salvador Dalí". Escrevia regularmente para os catálogos de suas exposições, como a organizada na Galeria Knoedler em Nova York, em 1943. Nesse artigo comentou que


"O Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.”


Ele também escreveu um romance, publicado em 1944, sobre um salão de moda para automóveis. Daí surgiu uma caricatura de Erdwin Cox, do The Miami Herald, que apresentava Dalí usando um automóvel como vestido de festa.


Ele aceitou fazer a decoração das lojas Bonwit-Tellerle na Quinta Avenida em Nova York. Ele fez uma composição controversa dedicada ao dia e a noite: de um lado um manequim com peruca vermelha em uma banheira Astrakhan; por outro lado, uma figura deitada em uma cama com baldaquino preto onde sobre o travesseiro ardiam brasas. No entanto, as mudanças foram feitas sem permissão, e em protesto, Dalí acabou jogando a banheira através da vitrine. Ele foi preso e teve que pagar os danos. O tribunal absolveu-o, porque ele argumentou que defendeu o seu trabalho, e o protesto foi entendido como uma defesa dos direitos de autor.


Naqueles anos, Dalí concebia ilustrações para edições traduzidas em clássicos ingleses como Don Quixote, a autobiografia de Benvenuto Cellini e Ensaios Michel de Montaigne. Ele também forneceu conjuntos para o filme Spellbound de Alfred Hitchcock (conhecida como "Recuerda" na Espanha e "Cuéntame tu vida" na Argentina), e começou com Walt Disney realização de um filme de animação, Destino, que estava inacabado e foi montado em 2003, muito tempo após a morte de ambos.

Foi um dos períodos mais produtivos de sua vida, mas também o mais discutido por alguns críticos, que viam Dalí exceder o limite entre produtos de arte e de consumo, esquecendo a pintura para se dedicar mais nos itens de design mais comerciais.


À imagem pública de Dalí foi acrescida de todos os tipos de rumores sobre suas excentricidades e obsessões. Um frade italiano chamado Gabriele Maria Berardi anunciou que tinha realizado um exorcismo em Dalí em sua visita à França em 1947, Em 2005, uma escultura de Cristo na cruz foi inaugurada na cidade do frade. Tem sido dito que Dalí deu este trabalho ao frade como um sinal de gratidão, e dois peritos espanhóis sobre Dalí consideram que há motivos suficientes para crer que o trabalho era realmente dele.

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO
bottom of page