top of page

SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Artista plástico brasileiro assina a criação de série de 111 garrafas de vinícola italiana


A vinícola Ornellaia, encomendou ao artista carioca Ernesto Neto o design para um número limitado de garrafas de grande formato da safra 2014. Neto projetou diferentes capas, tampas e rótulos para tamanhos distintos de garrafas, refletindo a hierarquia social observada no tempo em que viveu com a tribo Huni Kin, ou Kaxinawá, no Brasil.


São 111 garrafas. Destas, 100 no tamanho double magnum de 3 litros, representando os ‘plebeus’; 10 unidades do tipo imperial, com 6 litros cada, que simbolizam os nobres; e, por fim, uma única garrada de 9 litros, conhecida como salmanazar, coroada como rei.


Batizado de ‘L’Essenza’ (Essência), o conceito “ilustra o equilibro que deve reinar em cada comunidade, com uma hierarquia que é necessária para que todos possam viver em harmonia dentro do grupo”, disse a vinícola em seu comunicado de imprensa.

É o nono ano consecutivo que os proprietários, a família Frescobaldi, comissionam artistas para projetar rótulos sob medida para o projeto Vendemmia d’Artista. As garrafas farão parte de um leilão beneficente que será realizado pela Sotheby´s em 27 de abril, no Guggenheim de Nova York.


EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO
bottom of page