SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Arte do Dia: Baile na Roça de Cândido Portinari


FICHA TÉCNICA - BAILE NA ROÇA

Autor: Cândido Portinari Onde ver: Coleção Particular Ano: 1924 Técnica: Óleo sobre tela Movimento: Modernismo

Cândido Portinari (1903-1962) foi um dos mais conhecidos artistas plásticos brasileiros, e já começou a desenhar cedo na vida, com apenas 6 anos. Ele nasceu em São Paulo, filho de imigrantes italianos, e hoje tem as suas mais de cinco mil obras expostas pelo mundo todo.


A obra "Baile na Roça" foi feita quando ele tinha apenas 20 anos. Foi a sua primeira obra vendida e também a primeira vez em que ele retratou o Brasil. Na época, ele estudava na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.


Em "Baile na Roça", o foco não são as formas, mas as cores. Os casais que dançam não são bem delineadas, mas sim bem coloridos. Essa tendência mudaria nos seus trabalhos mais tardios, em que as formas passariam a ter um destaque maior.


Mas isso não significa que o uso predominante das cores seja uma característica negativa, ela só leva a uma obra diferente. O efeito disso é algo semelhante às obras clássicas europeias, com uma leveza quase mística, num retrato da tradição brasileira.


O mesmo pode ser dito das largas pinceladas presentes no quadro, e do uso de forte iluminação para trazer o destaque para parte do quadro. Por mais que vários casais estejam dançando, apenas dois estão sob a luz e nítidos o suficiente para serem destaque.

#Portinari

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO