top of page

SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

O pintor polonês Henryk Siemiradzki


Henryk Siemiradzki (1843-1902) nasceu na Polônia. É um pintor acadêmico. Pintou principalmente cenas bíblicas do Novo Testamento e da antiguidade greco-romana, e de forma talentosa, tendo por base a influência da pintura acadêmica francesa.


Henryk Siemiradzki foi um apaixonado pela arte, no entanto, foi também uma pessoa da área de Ciências Exatas. Sob pressão de sua família, Siemiradzki estudou na Escola de Física e Matemática da Universidade de Kharkov, na qual obteve doutorado. Siemiradzki foi um Católico. Em 1876, foi convidado a pintar afrescos na Catedral Ortodoxa Russa de Cristo Salvador, em Moscou. Ele pintou um conjunto de afrescos tendo como tema a vida de Alexander Nevsky, um santo russo, bem como cenas da vida de Cristo. Infelizmente, essas obras foram destruídas em 1931, quando os soviéticos demoliram a Catedral para construir um monumento ao socialismo, o Palácio dos Sovietes.


Em 1872, Siemiradzki foi conhecer Pompeia, onde havia recém-ocorrido uma erupção do vulcão Vesúvio – ele já havia visitado Verona, Veneza e Florença – para conhecer mais de perto esse fenômeno extraordinário. Dez anos depois, ele pintou o quadro “Uma noite em Pompeia”. Essas visitas a cidades históricas da Itália deram-lhe inspiração para pintar, principalmente, cenas da Roma antiga.


Sua tela Tochas de Nero (Liderando a luz do cristianismo) foi pintada em 1876 e, como resultado, Siemiradzki recebeu o título de professor da Academia de Artes de São Petersburgo. Três anos mais tarde, ele deu essa tela de presente para o Museu Nacional da Cracóvia, que havia sido recém-criado.


Em abril de 2009, uma pintura de Siemiradzki intitulada “Sesta de Patrício” desencadeou uma feroz guerra de lances em um leilão. Foi vendida por pouco mais de mais um milhão de dólares para a Contra Costa Hospice da Califórnia.


Veja alguma das obras do pintor:

Em abril de 2009, a tela “Sesta de Patrício” desencadeou uma feroz guerra de lances em um leilão. Foi arrematada por pouco mais de um milhão de dólares para a Contra Costa Hospice da Califórnia.

Em 1872, Siemiradzki foi ver uma erupção do vulcão Vesúvio. Dez anos depois, ele pintou a tela acima.

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO
bottom of page