SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Em 2014, Paris recebeu exposição de Frida e Rivera


O Museu Orangerie e o Museu Dolorès Olmedo do México apresentaram de 9 de outubro de 2013 a 13 de janeiro de 2014 uma exposição que reuniu uma centena de obras do casal de pintores mexicanos Frida Kahlo (1907-1954) e Diego Rivera (1886-1957). A exposição levou o selo do Museu D´Orsay.


A exposição mostrou lado a lado as obras dos dois artistas. As obras de Rivera, que se destacou por grandes pinturas murais que retratavam momentos históricos, contrastaram nesta mostra com os quadros de pequeno formato de Frida, que protagonizou muitos autorretratos, descrevendo muito bem o universo artístico de cada um deles e o apego que os dois tinham ao México.


Frida casou-se aos 22 anos com Diego Rivera, em 1929, 20 anos mais velho que Frida, e como ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais a relação era bem tumultuada. A pintora que também passou por muitas tragédias na sua vida, que vão além das traições do marido, dois acidentes, um que a deixa com uma lesão no pé, e outro que a deixa entre a vida e a morte, marca nas suas telas seus questionamentos, paixão e sofrimento. Um cenário colorido que mesmo considerado surrealista, dizia Frida que era a sua mais completa realidade.


Pela primeira vez, Paris pode ver uma grande retrospectiva desses dois artistas tão próximos e ao mesmo tempo, tão diferentes. Rivera, muito mais conhecido no México do que Frida, tem sua obra vinculada às suas convicções políticas, já que ele militou no Partido Comunista, assim como Frida, e pintou diversos afrescos que refletem o mundo industrial. Por outro lado, Frida é mais famosa fora do seu país natal, já que sua obra, por não estar ligada a contexto histórico e ideológico, é mais atemporal, estando relacionada à mitologia individual, ou seja, mais universal.


A mostra, além de expor os grandes murais pelos quais Rivera é conhecido, exibiu alguns dos quadros pintados em cavaletes durante sua juventude, quando morou na Europa e na qual recebeu influências de artistas de Paris. Junto com os trabalhos, o museu apresentou também 15 registros fotográficos, cedidos pelo Centro Pompidou, da França, que servem para ilustrar a vida do casal, que se divorciou em 1939, voltando a se casar um ano mais tarde, embora ambos tenham tido diversos amantes.


Algumas obras de Frida expostas no evento:

Algumas obras de Rivera expostas no evento:

#MuseuDOrsay #FridaKahlo #DiegoRivera

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO