SOBRE A ARTE

SOBRE A ARTE

Woman at the Window at Figueres

Nome original: Woman at the Window at Figueres

Autor: Salvador Dalí

Ano: 1926

Tamanho: 104 cm x 73,7 cm

Técnica: óleo sobre tela

Onde ver: Gala-Salvador Dalí Foundation

Movimento artístico: Surrealismo


A obra sobre a qual você poderá aprender mais no Um Pouco de Arte para a sua Vida é Woman at the Window at Figueres, de Salvador Dalí. O título da pintura significa, em tradução livre, Mulher à Janela em Figueres – nome do município espanhol onde o pintor nasceu e viveu.


A pintura retrata a irmã mais nova de Dalí, Ana Maria. Até o ano de 1929, o pintor a utilizava como modelo para suas obras, fato que só mudou quando ele conheceu sua esposa, Gala Éluard.


Na obra analisada, a garota aparece de costas, fazendo com que seu rosto não esteja visível. Esse fato pode ser considerado como uma das excentricidades do artista, já que oculta parte do elemento humano do retrato.


Todos os elementos na tela passam uma sensação de calma: o movimento das cortinas na janela que sugere uma leve brisa de ar no momento, as suaves ondas na água, o barco distante e a claridade da luz do dia que toca todas as figuras retratadas, mesmo com um dia aparentemente nublado.


Os traços surrealistas que marcaram as obras de Dalí, contudo, não são claros nessa pintura.


Atualmente, Woman at the Window at Figueres pode ser encontrada na instituição cultural privada Gala-Salvador Dalí Foundation.

#Dalí #GalaSalvadorDalíFoundation #Surrealismo

EM DESTAQUE
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO